Para melhor compreender o que vai ler, a seguir, aconselho a consulta do site
Partindo da hipótese de que consultou o site da Associação de Solidariedade Social dos Professores, fundada em 1981, e já lá vão 27 anos, tendo em conta que há em Portugal cerca de 150.000 professores, e que os vencimentos, em termos de classe profissional são dos mais altos do país, as reformas, em média, são superiores a 2.000 euros, se todos tivessem a noção de que um dia irão ser velhos, poderão estar doentes ou incapacitados em qualquer idade, poderíamos ter a maior Associação de Solidariedade Social do país, se cada um pagasse de cota mensal o equivalente a um maço de cigarros. É que a fundadora, Drª Alice Maia Magalhães dei xou um património superior a 500.000 (quinhentos mil contos ) e outras associadas têm doado mais umas boas centenas de contos. Assim, a ASPP tem crescido e hoje tem bastantes Delegações e várias residências. Por exemplo, a de Setúbal tem condições semelhantes às Residências " Domus " do Grupo Mello que iniciou esta actividade em 2004, ou às do Banco Espírito Santo. E se não temos mais, é porque 90º dos professores estão à espera de ir complicar a vida dos filhos e aos netos quando estiverem fisicamente diminuídos e sem recursos para terem um final de vida com o mínimo de dignidade, Nessa altura vão criticar e dizer mal da família porque não os apoia. Muitos estão à espera de utilizar o dinheiro e o trabalho dos colegas para quererem entrar "quando estiverem com os pés para a cova" e, como é natural, não são admitidos nas mesmas condições dos que são associados há anos.
Preços praticados nas residências Domus :1750 euros mensais para os não dependentes graves. Num nível de dependência mais elevado a mensalidade pode atingir os 3.000 euros mensais.
Agora, comparem com o preço das residências dos professores: sempre inferiores a 80º das suas reformas. Para pensar...
Aos professores, lembramos o ditado popular: «não deixes para amanhã o que podes fazer hoje». E os professores não têm necessidade de construir um futuro parasitário.
Se és professor, volta a consultar a página da internet e inscreve-te como associado,enquanto o podes fazer.
Deixamos uma palavra de muito apreço aos Presidentes das Câmaras que têm dado a melhor colaboração. Entre eles, o Dr. António Capucho, presidente da Câmara de Cascais, concelho,onde vai ser construída uma residência, Carcavelos, sendo o projecto da autoria do Arquitecto Eduardo Souto Moura.
Artur Monteiro do Couto