belezas paisagisticas e artisticas de Trás-os-Montes
Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2008
QUEM PODE TIRAR PORTUGAL DA CRISE? continuação (3)

 

           QUEM PODE SALVAR PORTUGAL DA CRISE continuação. (3)
 
         Nota: Aconselhamos o começo da leitura deste tema pela primeira parte - dias 17 e 18.
 
Diplomado pela Universidade de Harvard, Belmiro de Azevedo chega diferente na desenvoltura, mais seguro de si. É já um especialista em gestão e não apenas o jovem engenheiro químico em quem os contabilistas queriam mandar.
                              Aplica os métodos de gestão a todo o Grupo Empresarial Pinto de Magalhães e os resultados foram imediatamente visíveis. Na Sonae, já tudo era documentado. No banco, não. O processo de decisão, na Sonae, podia ser autoritário, mas esclarecido e participado.No banco era isolado e secreto. Entrevista Belmiro de Azevedo -( Nota minha, A. C., como foi gerido, ultimamente, o Banco Português de Negócios e o resultado está à vista …)
                              Numa reunião, propõe aos patrões que deveriam entregar a gestão a operacionais. Os presentes ficaram todos pasmados com a sua coragem e continuou :«os gestores não devem ser as pessoas que sabem umas “coisas”, o habilidoso, a pessoa que tem um amigo na organização, o homem em part-time. Os que estiverem nestas condições deverão ser substituídos.»
                               Por estas e por outras do género é que os críticos da contra-informação lhe chamaram « O Belmiro Mete Medo…» E ele brinca com isso, como testemunhei, no Círculo de Leitores, quando disse à Mafalda Mendes de Almeida, Directora da “Mandala”, responsável do programa, se também queria um autógrafo do «Belmiro Mete Medo». E ficámo-nos a rir os três.
            É que, com meias tintas não se vai a lado nenhum.
            « E o Banqueiro Pinto de Magalhães passou a ter em Belmiro a estrela polar do seu quadro de gestores.» Para saberem mais pormenores à volta do que estou a referir, devem comprar o livro ou consultá-lo numa biblioteca.
 
          AREVOLUÇÃO DO 25 de ABRIL, OS INCOMPETENTES do MFA e do IPE,  vão escancarar as portas para que o Grupo SONAE seja aquilo que é hoje, em 2008 - uma potência económica com mais de 75000 (setenta e cinco mil trabalhadores).
 
«As perturbações revolucionárias que marcaram o ano de 1974 e, principalmente, o de 1975, traduziram-se, inicialmente, em conflitos laborais… As subidas dos custos da mão-de-obra e as rupturas de produção levaram muitas empresas à ruptura, dentro de pouco tempo.» «No meio da tempestade social e laboral, a Sonae é um oásis». Apesar da saída de Pinto de Magalhães para o Brasil, com Belmiro à frente, a saúde financeira permite a manutenção dos salários em dia. É que, Belmiro de Azevedo, além da competência profissional que todos lhe reconheciam, continuava a jogar na equipa de andebol a que pertencia e, materialmente, não era dono de nada. «Não tive nenhum problema de relações laborais na Sonae»- disse Belmiro de Azevedo.
             
«Quando os oficiais do MFA que iam à Sonae para, em plenários de trabalhadores, acusarem os anteriores proprietários de «fascistas e capitalistas»- deles (operários) saía uma chuva de enxovalhos e impropérios». Chega-se ao cúmulo de mesmo aqueles poucos trabalhadores que, no período revolucionário, tinham adoptado uma atitude de confronto com o proprietário e com a administração, estarem inteiramente do lado desta aquando do conflito com o IPE.
   
 É nas negociações com o IPE que Belmiro escolhe a altura para dar os primeiros passos como empreendedor, iniciando a sua própria actividade empresarial. Difícil se torna, portanto, admitir que ele estava a movimentar-se por razões de ambição pessoal. Sempre manteve contactos com o patrão e quando ele voltou a Portugal Belmiro respeita integralmente os seus direitos de propriedade.
            «Eu quase todos os meses falava com o senhor Pinto de Magalhães. No dia em que ele veio do Brasil, fui buscá-lo a Lisboa. Éramos mesmo muito amigos. Veio muito combalido. E foi totalmente apoiado pelo Belmiro. Nunca o Belmiro o considerou uma pessoa fora do baralho. Pediu-lhe para ir para a administração da Sonae. Pinto de Magalhães sempre foi muito respeitado. Há pessoas que dizem que o Belmiro se valeu dessa fraqueza. Não é verdade. Pelo contrário. Ele queria que o senhor Pinto de Magalhães avançasse. Este foi sempre tratado como patrão»
                                                                                     Manuel Vieira – entrevista
 
        O Banco Pinto de Magalhães por volta de Janeiro de 1978 desaparece por ter sido integrado na União de Bancos Portugueses e Belmiro ameaça demitir-se, sendo acompanhado nesta sua atitude pelos 13 directores e quadros da Sonae. E os trabalhadores entram em greve para evitar que o Estado se aproprie da empresa.
É neste quadro que Belmiro se propõe tornar empresário por conta própria, acompanhado pelos directores. Decisiva foi a atitude dos trabalhadores.
      Depois de um longo e bem sucedido combate entre os administradores socialistas, representantes do IPE, «Belmiro de Azevedo faz um acordo com o Senhor Afonso Pinto Magalhães, celebrado num protocolo escrito quando o banco desbloqueia em 1982, as acções do banqueiro. O engenheiro acabaria por distribuir 1000 dessas acções aos quadros da empresa, entre eles, eu próprio. No acordo ficou estabelecido que o Senhor Pinto de Magalhães nunca nomearia os genros para administradores das empresas sobre as quais Belmiro exercia a sua direcção» António Correia da Silva – entrevista.
 
   Fernanda Magalhães Lemos disse: «Viemos a ter conhecimento desse acordo não porque o pai o tivesse contado. Ele poupava a família, e especialmente as filhas, às preocupações dos negócios. Mas havia documentos escritos pelo seu próprio punho, que conhecemos depois da sua morte. Que correspondem à versão conhecida.»
            Seleccionámos o que nos pareceu fundamental para esclarecer que Belmiro de Azevedo não roubou nada ao Senhor Afonso Pinto de Magalhães, banqueiro e grande empresário, mas que toda a evolução do jovem engenheiro de TUÍAS – MARCO de CANAVEZES se fez no respeito pela persistência, trabalho e a “meritrocacia” que tem defendido ao longo do seu percurso empresarial de sucesso, que o tornaram no Homem mais rico de Portugal.
          - Quando nos for possível, referir-nos-emos ao seu vasto património.
                     Desejamos que muitos outros jovens sigam o seu exemplo.
                                      arturcouto@clix.pt


publicado por belezaserrana às 23:46
link do post | comentar | favorito

11 comentários:
De Anónimo a 24 de Dezembro de 2008 às 00:21
Estes textos são muito esclarecedores.Bem haja quem tem este interesse em mostrar alguém , sério e trabalhador e em quem os portugueses se haviam de lembrar de eleger para cargo de confiança.
Espero que alguém tenha esse vislumbre .
Respeitosamente um Feliz e Santo Natal


De belezaserrana a 24 de Dezembro de 2008 às 18:48
Agradeço a gentileza da apreciação que fez aos textos que elaborei com o objectivo de apresentar um modelo à juventude descrente. Sou professor aposentado, fui Director de uma Residência Universitária e não me movem interesses pessoais. Mas sinto a obrigação moral de ajudar a construir um mundo melhor, no respeito pelos Direitos Humanos, como tem feito Belmiro de Azevedo, a quem os medíocres invejam. Desejo-lhe um Bom Ano.


De Marçal Neves a 30 de Dezembro de 2008 às 13:55
Nesta época natalícia, nesta crise infindável envolta em seda, onde os media dão foco aos problemas sociais e à mendicidade a que o povo está sujeito, onde os políticos falam... prometem... escamoteando a realidade e afrontando a nossa inteligência, tudo num estado onde se instalou a cultura da irresponsabilidade civil e que parece agora ter problemas de memória!
É com especial agrado que vejo o meu, antes "professor", e amigo Artur Couto a recordar ícones como este, mostrando que a capacidade de "ultrapassar a crise" não está no estado (pesado e inerte) mas sim dentro de nós, sendo esta a mais bela demonstração de como uma nação é tão forte quão o mais forte de nós, onde a democracia existe enquanto comunidade sem nunca entroncar a singularidade. Que as "suas palavras" sejam um farol que nos guie em 2009. Um forte Abraço


De Tiago Pereira a 24 de Abril de 2009 às 19:44
Pretendo apenas felicitar o autor pelos textos e factos aqui descritos.
Realmente o Sr. Eng. Belmiro de Azevedo é e deve ser tomado como exemplo não só pelos jovens estudantes de Gestão ou Economia, mas sim por todos aqueles que têm uma qualquer actividade profissional.
A dedicação à nossa actividade seja como patrão ou funcionário, deve ser sempre a melhor, e devemos ser sempre inovadores e empreendedores naquilo que fazemos.
Confesso que me mete “nojo” todo e qualquer tipo de manifestação/greve por aumentos salariais, principalmente numa altura como esta, em que há realmente pessoas a passar fome, pessoas que se escondem com vergonha e que davam tudo por um emprego. Haja respeito.
Um indivíduo quando não esta bem com o seu emprego, deve mudar, e não prejudicar o bom funcionamento da empresa que lhe paga um salário, pela actividade que o mesmo se comprometeu a prestar. Ponto final.
Não sei sinceramente onde ou quando esta crise irá parar, mas sei que se cruzarmos os braços, pior futuro teremos. Quem vai tirar Portugal da crise é aquele politico que ainda não está no Parlamento e que provavelmente ainda não nasceu.
Enquanto tivermos políticos, que são admitidos no poder central, da mesma forma como o Sr. Eng. Belmiro de Azevedo criticava os gestores da “pré-histórica” Sonae, ou seja, admitidos pela linha de sucessão, viveremos numa grave crise económica e principalmente crise de competência. A incompetência política está no ADN.
Não sei quando aparecerá por ai o próximo Belmiro de Azevedo, mas quando aparecer espero que escolha a politica como actividade principal.
Só assim é que voltaremos a ser grandes. Sim, já fomos grandes, poderosos e ricos. Há aproximadamente 500 anos!!
Mas afinal de contas o que sei eu!
Um grande abraço a todos.
Tiago Pereira Tiago_esp@hotmail.com


De cidadão exemplar a 5 de Agosto de 2009 às 13:57
Realmente, não posso deixar de pensar... Pode alguém respeitar o CHULO que tem prostitutas ao seu serviço? Belmiro é um chulo, um dos piores que Portugal já conheceu! É respeitado porque enriqueceu muito? À custa de quê? De apropriação de médias e pequenas empresas? Ou da esmola que dá à maioria dos funcionários?

O CHULO tem centenas de trabalhadores em situação precária e com baixos salários! Sim, o CHULO não merece o meu respeito nem de ninguém... Precariedade é irmã da escravatura e da prostituição. Precariedade é o principal problema da nação que contribuiu para o desemprego e para a crise... Há falta de Desenvolvimento no nosso país devido a senhores como o Belmiro, o chulo sem vergonha, o neoliberal descarado, o homem que não dá empregos mas explora quem pode!

Belmiro não faz falta a ninguém neste país. Belmiro não dá dignidade aos seus trabalhadores. Belmiro quer o património que é de todos e rompeu com o 23ºartigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos! Belmiro ofende economistas como Keynes! Belmiro enriquece à custa dos pobres! Belmiro é sovina! Belmiro é um monstro, um vampiro sem moral, que acha que os seus comentários podem ser apreciados por quem é tão chulado por ele!

MORRA BELMIRO, QUE DE CHULOS NÃO PRECISAMOS NÓS!


De bruno a 26 de Janeiro de 2011 às 01:22
ou com salarios melhores ou piores cresceu foi pouco a pouco
ate pq se houvesse mais empresas como sonae eles nao teriam o imperio que tem....
problema e que criticam, mas, quem e que ta a fazer melhor? resposta simples: ninguem
e nao trabalho la nem defendo sonae nem belmiro, mas que em mta gente a trabalhar tem, talvez se em vez dessas criticas começasses do 0 a criar algo teu e crescece pouco a pouco viesses a tar algum do pessoal dele e ele nao ser tao imperioso
mas e mais facil so falar nao e?


De Lusitan a 19 de Março de 2013 às 19:11
E talvez se soubesses escrever era capaz de ligar mais ao que dizes. Não fazes puto de ideia quem é esse mafioso! E eu conheço muita gente que começou negócios do zero, com muitas mais dificuldades que o génio Belmiro (por exemplo donos de pequenas mercearias que o teu amigo tanto despreza) que foram à falência porque o Belmiro não pode ir para a cama sem sugar mais um milhão para fazer desaparecer numa offshore ou transferir para a Holanda. A SONAE é um autêntico eucalipto na terra ressequida em que se tornou Portugal. Gente como ele não faz cá falta!


De tativic a 2 de Dezembro de 2009 às 16:54
Não tenho dúvida de que o autor quis trazer aqui uma opinião que julga válidas; Contudo, para poder afirmar, peremptóriamente, aquilo que aqui diz, aconselho-o a indagar bem, sob todas as vertentes, a REAL história deste homem, que apresenta como exemplo! Pergunto-lhe (eu conhço bem a história): Exemplo de quê? Visite as empresas, fale com os empregados, e tire ilacções. Mais não digo!


De Miguel Martinez devesa a 7 de Dezembro de 2009 às 00:41
Miguel Martinez Devesa-milagro 11- Valencia-46003
El Sr Belmiro de azevedo verdaderamente salio de la nada y hoy es uno de los mas ricos del Mundo.
Hay muchas preguntas que hacerse de su vida ,sin respuesta muchas de ellas.
Esta demostrado que es muy Inteligente en los negocios y que se aprobecha de todo tipo de "Crisis" para enriquecerse cada vez más, acosta de todo lo que pueda sacarle rendimiento, no importandole como consigue el dinero,ni los medios que utiliza, siendo variopintos, cara a la sociedad "legales" cara a las empresas y personas afectadas "Indignos" muchos de estos metodos.
Yo me considero uno de estos casos
Trabajaba en Tafisa, muy buena empresa en Valencia,por medio de una Opa se hizo con ella, soñamos todos que era "Nuestro Salvador" que equivocados que estabamos, vendio la fabrica ganando más de 1000%,
Cobro 120.000 euros por mi despido, pagados por la empresa compradora,
y YO tuve que firmar mi renuncia a dicho dinero, por medio de "HUMILLACIONES,CHANTAGES,TRAMPAS,ENGAÑOS Y MENTIRAS".
Lo curioso del Sr. Belmiro es que dice que "ODIA" las "INJUSTICIAS" y los "ABUSOS DE PODER".
Seria maravilloso que asi fuera, confio que alguna vez le llegue la "sensatez" y obre segun dice.
Yo le e escrito muchas cartas pero de nada sirven
El con su dinero ,que no se lo toquen, que bien se encarga de tocar el dinero de los demas. así cualquiera se hace"RICO" esta es mi "opinión· despues de lo que me paso con dicho Sr. Belmiro.
Un saludo Miguel


De Lusitan a 19 de Março de 2013 às 19:04
O senhor Belmiro critica muito os políticos, mas nunca se esquece de almoçar e pagar as campanhas destes. Se calhar porque o mérito não explica tudo. E a mudança de leis que beneficiam directamente a SONAE ou a alteração da posição do Estado em claro beneficio da SONAE explicam mais do que o mérito do senhor, que também o tem.


De miguel arcanjo a 13 de Novembro de 2014 às 10:43
podem chamarem burxo ou anti-cristo nao me importo conformr me jugarem sereis julgados sou esprita mestre reki pastor mormon consagado catolico e cartomante tenho muita fe em n.s,aparecida em jesus cristo deus pai por isso nao temo niguem heide fazer vir tudo a portugal estou na cidade guarda so necito ler os livros sagardos pois o chacra da coroa e coraçao abriam se em fatimaMiguel Arcanjo Espírita dos Pobres Vêja a minha presença no Programa "CASA DO MANEL" RegioesTV RTV Link: https://www.youtube.com/watch?v=CG9ys0FiIcs Miguel Arcanjo http://espiritadospobres.webnode.pt/http://espiritadospobres.home.sapo.pt/ http://youtu.be/WaKk3iz5-9Q Miguel Arcanjo Espírita dos Pobres Vêja a minha presença no Programa "PEDRA D´AUDIÊNCIA" RegioesTV RTV Link-1ª Parte: https://www.youtube.com/watch?v=3D_C_rI61G4 Link-2ª Parte: https://www.youtube.com/watch?v=TLlLpRRqKb4 so falta fazer o curso diacono catolico mas nao desisto das cartas so peço que rezem por mi
http://espiritadospobres.webnode.pt/
CASA DO MANEL PGM 92 PARTE 2docid=502012333&prefer=lang
http://www.espritadospobres.home.sapo.pt


Comentar post

subscrever feeds
pesquisar
 
Junho 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


posts recentes

SUBA AS MONTANHAS E VOLTE...

CHAVES RECEBEU EM FESTA A...

OUTONO CHEGOU FARTO, CHUV...

TERMAS DE CHAVES A GALIN...

MENSAGEM DOS QUE PEDEM PA...

O MEL TUTI_FLORES DÁ SAÚD...

HISTÓRIA DA ALDEIA ONDE ...

AS FLORES NÃO ENCOBRIRAM ...

HISTÓRIA DE CHAVES CONTAD...

ENTRE OS PORTUGUESES TRAI...

arquivos

Junho 2015

Março 2015

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

mais sobre mim
subscrever feeds
blogs SAPO