ESTES GRANDES ARTISTAS DO NORTE DE PORTUGAL APAGAM AS TRISTEZAS
NO mês de Julho, as festas continuam por todo o país. O Povo participa com alegria, com base na filosofia: « Tristezas não pagam dívidas…» e o povo pobre e humilde é o que menos dívidas tem para pagar. Foi educado a gastar só o que pode… e é esta gente que menos consome comprimidos para dormir. A felicidade habita com eles e exteriorizam-na com danças e cantares regionais; nas cidades, nas aldeias, nas festas e arraiais.
Se vive com “stress”nas cidades, vá passar férias com os populares que lhes dão alegria e simpatia sem lhes pedir nada em troca.
O folclore minhoto é o mais vistoso e rico de Portugal
Os minhotos são os maiores embaixadores da alegria e das festas em Portugal. As comunidades emigrantes organizam-se dentro e fora de Portugal, vivendo com orgulho e emoção os seus valores culturais herdados de gerações distantes. Na Região de Lisboa, em Newark, em França, etc., as Casas Regionais são verdadeiros centros de Cultura e de amizade fraterna e intergeracional.
Consulte as agendas culturais da sua região preferida. No concelho de Boticas, recomendamos a festa do Senhor do Monte, na freguesia de Pinho,(25 de Julho) e a Senhora da Livração, nos dias 21-22 de Agosto.
«Tristezas não pagam dívidas»: cante e dance; não se lastime. Evite situações que o aborreçam.
Artur Monteiro do Couto