FILHOS E NETOS DE EMIGRANTES RECUSAM PASSAR FÉRIAS NAS ALDEIAS TRANSMONTANAS.

SERRA DO LEIRANCO NA FREGUESIA DE SAPIÃOS E AS ANTENAS
FILHOS E NETOS DE EMIGRANTES RECUSAM PASSAR
FÉRIAS NAS ALDEIAS TRANSMONTANAS.
Habituados a utilizar as SUPERAUTO-ESTRADAS da INFORMAÇÃO para jogar, falar, ver filmes, etc. e a terem o mundo dentro da sua casa em qualquer aldeia ou cidade francesa, alemã, suíça, inglesa ou da América do Norte e virem passar férias a qualquer aldeia transmontana onde nem sequer podem utilizar um simples telemóvel para trocarem mensagens com os namoradas/os, verificam e pensam que ainda estão a viver na Era da Pedra e recusam viver assim, em pleno século XXI.
Isto faz lembrar as mulheres que em tempos se recusavam a ir para a terra dos maridos onde não havia casas de banho e tinham de ir satisfazer as necessidades fisiológicas às “cortes dos porcos”…
Há muitos anos que temos vindo a reclamar e a exigir, como cidadãos portugueses, que esta situação de miséria social e abandono pelas empresas ricas como a
PT/TMN, que agora ganhou tantos milhões com a venda da “VIVO” que nem sabem o que hão-de fazer a tanto dinheiro, depois do novo investimento na brasileira “OI”. Até à data, pouco ou nada adiantámos para a aldeia de Sapiãos, concelho de Boticas, distrito de Vila Real, apesar de termos antenas na nossa Serra do Leiranco. A Câmara Municipal de Boticas anunciou em 15 de Julho no jornal “A VOZ DE TRÁS-OS-MONTES” que um «Posto móvel de Internet percorre as freguesias instalado numa viatura … com computadores portáteis e preparada para vídeo-conferência e comunicações wireless…» .E quando a carrinha se vier embora, passada uma ou duas horas… vamos acender fogueiras ao alto das serras, como se fazia há milénios, para as populações comunicarem umas com as outras? Vimos o sinal de boa vontade do Presidente da Câmara em «candidatar o Município ao Programa Novas Tecnologias no Mundo Rural, apresentado pela edilidade ao Eixo Prioritário V do ON. 2.»
Mais vale tarde do que nunca, mas ponho em causa a propaganda feita aos célebres Magalhães. E este desabafo é feito a partir de uma aldeia situada a 3 quilómetros da sede do concelho por quem vive entre os privilegiados de Lisboa. Mas a solidariedade com os abandonados obriga a que isto seja dito e redito desde há 10 anos. (Ver documentos neste blog,publicados no dia 12 de Julho.)
Artur Monteiro do Couto
De sps a 8 de Agosto de 2010 às 21:51
Caro amigo, vê-se pelas suas palavras que (e mesmo pelo que escreve), que não está a par da real situação das aldeias. Desta pequena aldeia de Sapiãos, escrevo-lhe a partir de uma ligação a essa "SUPERAUTO-ESTRADAS da INFORMAÇÃO", como vê, a evolução também chegou aqui. Escrevo de uma ligação fixa, mas também poderia escrever a partir de uma ligação móvel (que tenho, e funciona nesta aldeia). Quanto a telemóvel, tenho há muito tempo e sempre funcionou. Nesta aldeia não faltam crianças, adolescentes e jovens emigrantes/filhos de emigrantes, estará o Sr. Artur a par da verdadeira situação, e não a escrever de longo com a visão meia distorcida?
"acender fogueiras ao alto das serras, como se fazia há milénios," Como já disse as redes de telemóveis existem e funcionam (estará na altura de o Sr trocar de telemóvel?) E também temos redes fixas, não haverá necessidade de comunicar por sinais de fumo..
Talvez se devesse informar mais antes de escrever estas coisas, ou até mesmo, porque não, sair do conforto do sofá onde escreve estes artigos e fazer algo pela aldeia?
Aconselho o autor do comentário a ler o que foi publicado neste blog em 12 de Julho 2010 e ficará melhor informado.
Forneça-me o seu número de telemóvel que terei muito prazer em informá-lo melhor.
o meu é 96 3605334.Podemos encontrar-nos lá na aldeia e verificar "in loco".
A propósito da "voz do dono" que contestou as minhas afirmações, respondi de imediato, como se pode ler no meu pequeno texto.
- Como não deu sinal de vida, volto a informar que no dia 14 de Agosto 2010, às 18 horas, voltei a confirmar a informação dada pela Portugal Telecom: [
Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]
A propósito da "voz do dono" que contestou as minhas afirmações, respondi de imediato, como se pode ler no meu pequeno texto. <BR>- Como não deu sinal de vida, volto a informar que no dia 14 de Agosto 2010, às 18 horas, voltei a confirmar a informação dada pela Portugal Telecom: <BR class=incorrect name="incorrect" <a>http</A> :/ tmn .pt</A> procura de cobertura TMN <BR>Distrito de Vila Real, concelho de Boticas <BR>Freguesia de Sapiãos . <BR>Eis a resposta:« Actualmente não existe cobertura banda larga tmn na zona indicada.» <BR>Quem estraga Portugal são as vozes dos donos que, a troco de benesses, calam aquilo que deviam reivindicar justa e honestamente. É uma tristeza existirem estes cidadãos, que sob o anonimato, queiram defender incúrias de terceiros.
De luciana Queiroga a 2 de Julho de 2011 às 05:00
sou uma brasileira com dupla cidadania portuguesa de origem do Conselho de Boticas e tenho muito orgulho de minha descendência - gostaria de estar ai para presenciar as belezas desta terra como meu avô e minha avó os fizeram
Gostei de ler o seu comentário e será sempre bem-vinda à nossa Pátria comum.
Os tempos são outros. se me enviar o seu endereço, mando-lhe um CD sobre Sapiãos e os benefícios da emigração.
A CASA de Trás-os Montes do Rio de Janeiro pode fornecer mais informações : Domingos Queiroga.
arturcouto@clix.pt
De luciana queiroga bizutti a 22 de Julho de 2012 às 01:51
Sou neta do Armindo Freitas Queiroga e da Deolinda Freitas Monteiro adquri minha dupla cidadania sou filha do Armindo Freitas Queiroga Jr. gostaria de ter contato com alguem que fose parente ditreto de meus avós paternos.
Aguaedo cotato,
Tenho muito orgulho de meus avós !!!
Um grande abraço a TODOS OS QUEIROGAS - AQUI NO BRASIL - SÃO CAETANO DO SUL - SP SOMOS UNICOS !!!
LUCIANA
Comentar post