OS INCÊNDIOS E OS ILUSTRES SÓ DE NOME
Numa altura em que alguns concelhos de Portugal poderiam ser chamados de «terra queimada» ao vermos as imagens dantescas e brutais de pessoas a lamentar-se pelos prejuízos de que foram vítimas e as chamas a destruírem o «slogan turístico -somos naturais por natureza»,esvaziando por completo a apregoada beleza das paisagens feita durante anos como centro de atracção dos possíveis visitantes à região.
E agora ? perguntamos nós.
Quem são os maiores culpados de tudo isto?
- Os alcoólicos? Talvez. Os malucos? Talvez. Alguns ricos desonestos para valorizarem os seus terrenos? Talvez. E os senhores da gravata responsáveis pelas autarquias e pelo Governo global do país, eleitos pelo povo que, agora, chora pelo seu infortúnio? Certamente que sim. E muitos dos que, inconscientemente, contestam a construção das barragens em troca da defesa de uns mexilhões ou de outras espécies de validade discutível para o interesse da natureza? Também levantam dúvidas a tímidos e ignorantes. São horas de convidarem a Senhora Ministra do Ambiente «... Pássaro» a vir a Boticas salvar os «mexilhões» porque as águas poluídas do rio Beça podem estragar-lhes o ambiente, envenenar-lhes a água e lá se vai embora uma das mais-valias de Portuga, segundo alguns, que agora ficaram de longe a ver tudo a arder sem irem ajudar os Bombeiros .
- Os Bombeiros se morrerem, ficarem aleijados para toda a vida e as populações ficarem na miséria..., tudo isso é secundário face à preciosidade dos 12 mexilhões... do rio de Boticas (Portugal dos pequeninos)...
Pobre Portugal que, por este caminho, vais ficar cada vez mais pobre e aos novos mendigos, mais não resta do que procurarem nova morada noutros países que um dia não corram com eles como está a acontecer com os ciganos romenos.
Observem estas imagens e depois comentem-nas:
Manifestamos a nossa solidariedade para com os que estão a sofrer.
Artur Monteiro do Couto