CONJUNTO MARANUS E A ELEGÂNCIA DO JOÃO FRANCO
No passado domingo, dia 7 de Novembro, realizou-se o tradicional magusto da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa, como tem sido hábito nos últimos anos, no Externato Marista, na Rua Major Neutel de Abreu, junto ao Estádio da Luz, cujo Director é o Professor Virtuoso, tendo substituído o Dr. José Luís Pedrinho,que frequentou a Escola Secundária Fernão de Magalhães, em CHAVES.
Os Presidentes das Câmaras Municipais de Valpaços, engº. Francisco Tavares e Vinhais, Dr. Américo Pereira, colaboraram com a oferta das castanhas, produto de excelência naquelas regiões, e este tipo de promoção directa feita entre transmontanos, em Lisboa ou Oeiras, tem dado os melhores resultados para a comercialização deste e de outros produtos.
Estiveram presentes doze expositores vindos de CHAVES (pastelaria Carbela), de Valpaços - Castemonte representada pelo Senhor Flávio Costa e Sousa, Padaria Moutinho, alheiras de Mirandela, vinho de várias Adegas Cooperativas, e muitas coisas mais.
A Direcção da CTMAD, ao organizar estes eventos tem apenas um objectivo: promover a cultura e a economia da nossa região, aproveitando as largas centenas de casas de restauração, propriedade de transmontanos ricos e remediados; tudo gente trabalhadora que não esquece as suas raízes.
Tivemos música e muita animação para todos os participantes, sem gastarem um cêntimo. Destacamos o conjunto Maranus, os acordeonistas Dr. Jorge Gomes,de Vidago, e o Teotónio Gonçalves, de Pinho, Boticas. Rancho Folclórico de Cinfães do Douro. As festas também são necessárias nos tempos que correm, onde só ouvimos lamentações e vemos desencantos. Os Transmontanos são amigos e solidários.
Artur Monteiro do Couto