BRASIL-PORTUGAL NASCERAM E VIVEM
NUM INTERCÂMBIO QUE VAI MUITO ALÉM DA BOLA, DO FADO E DO SAMBA
Portugal nasceu oficialmente, depois de muitas escaramuças políticas e familiares comandadas por D. Afonso Henriques, sobretudo, a partir de 1128, até que, em 1179, a nova monarquia foi reconhecida pela Igreja de Roma por bula papal .
A conquista total do território até ao Algarve deu-se em 1267 com um ajuste de fronteiras em Badajoz. - Em 1297, pelo Tratado de Alcanizes, fixaram-se os limites definitivos de Portugal continental por acção do Rei D. Afonso III.
O BRASIL foi descoberto pelos Portugueses em 1500 (Pedro Álvares Cabral) e até ao dia 7 de Setembro de 1822,em que D Pedro anunciou a ruptura definitiva com os políticos mandantes da «Pátria-Mãe), residentes, sobretudo, em Lisboa, - “tendo-lhe sido atribuída a frase romântica ,conhecida por (grito do Ipiranga -independência ou morte)- no dizer do Professor Dr. José Hermano Saraiva, Historiador e Ex. Embaixador de Portugal no Brasil”-História Concisa de Portugal, página 283, foi crescendo territorial, cultural e economicamente. Hoje, vésperas da Primavera 2011,dentro das dimensões do Brasil, cabe toda a Europa: (Portugal, Espanha, França, Suíça, Holanda, Alemanha, Países Nórdicos, Inglaterra, Itália, Polónia, etc..
«O Brasil contava então três milhões e meio de habitantes, sem contar com os Índios; em quarenta anos, crescera meio milhão. Quase toda a população era de origem portuguesa, e grande parte nascida em Portugal, porque a emigração na segunda metade do século XVIII foi extremamente forte. A situação económica brasileira era de prosperidade em contraste com a decadência de Portugal. D. Pedro dizia que era Portugal «Estado de 4ª ordem, que devia juntar-se ao Brasil estado de 1ª. Ordem.» (J. Hermano Saraiva – História Concisa de Portugal, pg. 282).)
O que acabámos de referir é importante para os jovens dos dois países alicerçarem os seus conhecimentos sobre as suas origens históricas e que essa História tem sido continuada, caldeando o Património Imaterial, sobretudo a Língua e todas as outras formas de cultura: cantares, danças e todas outras formas do conhecimento, que continuam a evoluir com os tempos, - e o Património Material dos monumentos, casas, cidades, empresas, jardins, museus, etc..
Chegar-se-á assim, facilmente, à conclusão de que os dois países nasceram e cresceram sobre o suor, sangue, e os corpos de inúmeros mortos que disponibilizaram as suas vidas para nós vivermos livres, com honra e dignidade.
E não devemos esquecer que muitas das coisas vistas apenas à lupa do século XXI e Guias turísticos facciosos, não estamos a utilizar a nossa inteligência, o raciocínio nem os parâmetros da análise histórica moderna.
Cabe-nos a todos nós, Portugueses ou Brasileiros, honrar os antepassados, respeitando os Direitos do Homem e da Criança unidos pelos laços da amizade e do respeito mútuo entre os dois Países, em desenvolvimento progressivo, como testemunhámos na Bolsa de Turismo de Lisboa 2011. Conheça-os melhor, visitando-os, e a admiração será maior do que apenas as palavras proporcionam.
Nota: O Professor Doutor José Hermano Saraiva, com noventa anos de idade, é, actualmente, o autor do programa de televisão « A ALMA e a GENTE », emitido semanalmente na RTPInternacional.
Artur Monteiro do Couto