DR.MÀRIO CARNEIRO, O CONTINUADOR DOS ROMANOS NAS CALDAS de CHAVES.
NO dia 18 de Junho, sábado, os flavienses residentes na Região de Lisboa vão ter um encontro cultural na sede da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, Praça do Campo Pequeno nº 50 – 3º esq., por iniciativa da Direcção da CTMAD.
Algumas notas sobre o programa:
11,00 horas – Abertura, com a presença do Presidente da Câmara Municipal e do Vereador do Pelouro da Cultura, seguindo-se a passagem de um vídeo actual como motivação introdutória aos apontamentos históricos relevantes recordados pelos doutores António de Barros Teixeira Homem e José Vicente Montalvão Machado, como se canta na marcha de Chaves:
«Ó CHAVES nobre cidade
Pelo Tâmega beijada,
Deixas sempre uma saudade
Terra linda, Terra amada.
« Para as doenças mais graves,
Mesmo a todas dás saúde;
-Venham às Caldas de Chaves,
As Caldas de mais virtude»
(Utilizadas desde os Romanos até aos nossos dias, em progressão constante …)
13.00 – Servidos aperitivos regionais para o almoço que irá ter como prato principal o « Rancho à moda de Chaves», acompanhado de “um bom tinto da Quinta de Arcossó” e outras bebidas.
15.00 – Continuação da parte histórica e cultural da Região de
CHAVES, com a projecção de filmes, seguida de uma breve resenha histórica da CTMAD, pelo Dr. Armando Jorge Silva e algumas considerações sobre o papel que os transmontanos de Lisboa têm desempenhado em benefício das Terras de origem, pelo Presidente da Direcção, Professor Doutor Jorge Valadares.
Artur Monteiro do Couto
CTMAD - inscrições na Sede ou pelo Telefone: 217939311
Nota: As inscrições para o almoço deverão ser feitas até ao dia 14 de Junho para que tudo corra bem.