BOAS NOTÍCIAS DE PORTUGAL NORTENHO
CONCELHO DE MONTALEGRE.
« Ai não há gente
Tão alegre e prazenteira
Como esta cá da fronteira
Do Norte de Portugal… »
Assim se canta em Barroso, paredes-meias com a Espanha. E o que se canta corresponde à realidade. Durante muitos séculos, entre montes e vales, tempestades e violentas ventanias, os Barrosões sofreram todas as agruras de uma vida difícil, atenuada pelo calor da lareira e umas batatas cozidas, com couves ou grelos, sopa de farinha de centeio, de castanhas ou de milho, tudo, mais ou menos amaciado com a gordura da carne de porco. Esse afastamento do resto de Portugal, nas suas mais variadas dimensões, tem-se vindo a atenuar graças à tenacidade da luta operada por muitos dos que deram um salto qualitativo para uma vida burguesa mas que sempre se mantiveram solidários com os sofredores.
Amamos, particularmente, muitos dos que se cruzaram na vida connosco, também natural do Barroso mais ameno e todos, entre protestos e amor às raízes, lá fomos fazendo o que pudemos pelas nossas “berças”.
Boas notícias:
- Ligação directa à Auto-estrada A 24, a partir de Chaves.
- A EDP vai pagar 10 vezes mais de renda das barragens.
Palavras do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Fernando Rodrigues:
«Com este novo acordo, que vem “repor justiça”,
prevejo que o Município passe a beneficiar de cerca de um milhão de euros por ano».
A EDP vai pagar 10 (dez) vezes mais aos municípios com barragens eléctricas instaladas, medida acordada com o Governo para ser posta em prática a partir de Janeiro.
O referido Presidente da Câmara considerou a medida “histórica” e espera começar bem o ano 2012 com uma alteração substancial no Orçamento do Município. «Será a decisão mais importante de toda a vida do Município de Montalegre» - disse. (Fonte. A VOZ DE CHAVES, 2/12/ 2011- Sandra Pereira).
Outra boa notícia.
- Já começaram as obras de ligação da sede do concelho de Montalegre à
A-24 (Chaves), passando junto a Vilar de Perdizes (a capital em Portugal de bruxedos, feitiços e curandeiros), quebrando-se, assim, um isolamento absurdo para os nossos tempos por um melhoramento de acessos condignos de apenas 35 Km, e por um valor calculado em 7 milhões de euros. Este acesso à A – 24 assenta na beneficiação da Estrada Municipal 508 e a criação de novos troços.
O Presidente da Autarquia lamenta o estado da estrada nº 103 que liga Braga a Chaves «que é uma vergonha e um “massacre” para quem tem de a utilizar; mas sente-se feliz pela grande obra que vai realizar antes de terminar o seu último mandato.
Deixamos os parabéns aos Autarcas de Montalegre porque são da fibra de antes quebrar do que torcer e vão fazendo progredir o seu concelho, sem utilizarem a ignorância ou inocência de uns tantos, para virem gritar para Lisboa, com o saco da merenda às costas, como acontece com outras regiões. Trabalham e lutam civilizadamente; e têm-se vindo a impor, culturalmente, com grande dignidade por esse mundo fora.
Artur Monteiro do Couto